sexta-feira, maio 30, 2008

Dixit Pacheco Pereira!


"Quem esteja atento aos órgãos de comunicação pode aperceber-se de um novo mecanismo de formação da opinião jornalística, da opinião dos profissionais do jornalismo, cujo impacto no produto final, no jornal, na rádio, na televisão, é decisivo. Esse novo mecanismo são os blogues, agora com novos aspectos. Podemos considerar que houve uma Fase 1: o mundo dos jornalistas ia buscar temas e inspiração aos blogues, mais ou menos à socapa, sem citar ou citando contrariados, numa relação de hostilidade contra os blogues, tidos ou como adversários ou como exemplo de um subjornalismo, sem crédito e a que não se devia ir sem pinças e máscara. Hoje estamos na Fase 2: os jornalistas não só mergulharam no mundo dos blogues como se tornaram autores de blogues, absolutamente idênticos aos outros blogues, tribais, opinativos, obcecados pelas audiências, manifestando com clareza ódios e amores, ligando-se e desligando-se entre si, e transportando para os jornais as lógicas e movimentos típicos da blogosfera. Quem parece estar a “ganhar” na blogosfera, passa a “ganhar” nos jornais, pela razão simples que os artífices de um ou outro mundo são os mesmos e a ferida narcisista, como se sabe a mais profunda no meio dos blogues, passa a ser também a ferida no meio dos jornais.Esta é uma péssima evolução para os dois lados, para os blogues e para os media. Por um lado, porque marca o fim da relativa independência dos blogues da agenda jornalística, assim como o enfraquecimento da crítica nos blogues aos media tradicionais (agora criticar um jornal é criticar o blogue dos jornalistas desse jornal), e, por outro, é transportar para as redacções ainda mais do mesmo, opiniões ligeiras e fáceis, cinismo para os outros, amiguismo para os nossos, campanhas que prolongam as campanhas nos blogues, lugares comuns que ninguém contesta, nem analisa, mas são as buzzwords na moda na blogosfera. Tudo isto já existia e não é novo, mas diluía-se mais no conjunto do anonimato jornalístico. Podia ser motivo de conversa no Snob, mas agora é a persona do jornalista(s) no seu blogue(s) que também está em causa. E o narcisismo cresce exponencialmente e radicaliza a postura, piorando o trabalho jornalístico. A única vantagem é que se percebe melhor, muito, muito melhor."


Texto publicado na Sábado de 29 de Maio p.p. e no Abrupto de 30 de Maio, hoje e assinado José Pacheco Pereira.. Suger~se a sua leitura integral, sobretudo o interessante a "lagartixa e o jacaré" dedicado ao taticismo do PCP e creio aí ter vislumbrado algum carinho e compreensão pelos comunistas portugueses!...Temos conversão à vista? Não o creio. Ou, talvez, na eventualidade do PSL ganhar a presidência do PPD/PSD isso possa vir a acontecer. O futuro a deus pertence. A seguir com atenção o percusoi no futuro imediato de JPP...

Este JPP, deve ser da idade e, claro,da crise do PSD - está, cada vez mais, "sabão" sobre TUDO e, ainda, coisa nenhuma!

Agora varre, do alto das suas competências, os blogues e a blogoesfera e encontra-os corrompidos, viciados e formando uma enorme FRENTE, não se sabe bem quem ela integra, não se sabe bem quem a dirige, mas diz Pacheco: "A única vantagem é que se percebe melhor, muito, muito melhor."

Este Pacheco perde-se, sempre, por uma boa (ou mesmo má!) teoria da conspiração.

Eu creio que, no texto acima, postado no Abrupto d'hoje e na Sábado d'ontem, visa, claramente, o CORTA FITAS e o CINCO DIAS (suposição minha, que a mim só responsabiliza) no que aos jornalistas concerne e, depois, refere-se a TODOS os outros blogues, menos o Abrupto, depreendo eu!

O JPP tem, quase sempre, um mérito: anda à frente das coisas. Quando nenhum político, historiador, académico, erudito, tinha blogue - ele inventou o ABRUPTO. Hoje, que a blogoesfera está, à semelhança da comunicação social, cheia de lixo, o aristocrata JPP insurge-se e critica, quase à molhada, a blogoesfera.

Deste JPP não gosto!

Quando se arma em detentor da verdade absoluta, a dele,, em ungido duma qualquer religião, em pesporrente ditador d'ideias e d'opiniões, fico fora de mim. Acho que ele é bem melhor do que isto que se revela no que escreveu sobre os blogues e a blogoesfera.

Ás vezes JPP parece aquele velho militante ml que, do mundo só tem certezas e olha para ele como um ente imutável, sem dinâmica, sem vida própria com ados aliatórios e incógnitas que tornam, as mais das vezes, as equações da vida e das coisas quase sem solução.

Eu sei, como gosta de dizer um amigo que, eu e o JPP, temos em comum que "a humildade faz mal à saúde", mas não viria mal ao mundo e, muito menos, para o JPP se este, de quando em vez, lhe desse uma pedacito d'uso.

Acho que JPP ficou muito mal nesta fotgrafia de criticismo e, por que não, de empirocriticismo em direcção dos blogues e dos blogues de jornalistas, que saltam duns para os outros meios de comunicação social. Então não foi o JPP o primeiro a saltar dos meios de comunicação social (DN e, depois, Público e Sábado) para o Abrupto e vice versa?!...

Bem mal anda Frei Pantaleão, que prega:- Faz o que eu digo. Não faças o que eu faço!.

JA
PS - Tenho andado a "fanar" bonecos na blogoesfera e, nem sequer me tenho dado ao cuidado de listar aqui os créditos fotográficos. Aqui ficam os agradecimentos: o Corta Fitas, o Barbearia do Senhor Luís,o Câmara Corporativa, o Água Lisa 6, o Terceira Noite, o Mundo Perfeito, nomeadamente.

Sem comentários: