terça-feira, maio 27, 2008

Ainda o Novo Aeroporto Internacional de Lisboa


Ontem, José Pacheco Pereira, no Rádio Clube Português, a pretexto duma reunião a decorrer entre o Governo e 16 autarquias, supostamente "afectadas" com a "deslocalização" do novo aeroporto - da OTA para CANHA, disse, mais ou menos isto: "Foi devido à teimosia do actual Governo de José Sócrates que se criaram expectativas legitimas numa região que, agora, é necessário ressarcir..."

Eu já o disse e volto a dizer: gosto do historiador, gosto do intelectual, gosto até do homem (conheço-o mal, mas tenho amigos comuns).
Já quando JPP veste os andrajos de militante partidário (cada vez está menos, mas, de quando em vez, lá lhe foge a pena/boca para a chicana militante!)é um desastre!

A "teimosia" do actual governo em relação à OTA?!... Já contei bué da vezes esta história, mas lá terá de ser uma vez mais.

1- O 1.º Governo de A.Guterres, 1995, "iniciou" os estudos para a localização do Novo Aeroporto Internacional de Lisboa. Os técnicos que então trabalharam no estudo - foram recuperar um outro, encomendado ainda por Salazar (na década de 60 do século passado)e concluido em 1969, ao tempo já de Caetano. Os locais então escolhidos, pasme-se!: 1/Rio Frio; 2/OTA.
2-O Relatório entregue ao eng.º Guterres apontavam, uma vez mais, dois locais e na mesma ordem daquele de Caetano:1/Rio Frio;2/OTA.
3- Entretanto, as exigências da CEE no que concerne aos estudos de impacte ambiental, iriam chumbar, em definitivo, Rio Frio. Sobrava, sem sombra de pecado (há época quem barafustou contra a OTA? JPP não foi de certeza absoluta!) a OTA.
4-Quando em 2000 o eng.º Guterres se foi embora, deixou o "dossier" Novo Aeroporto Internacional de Lisboa pronto e...com a OTA como local a implantar o dito(já lá estava uma Base Militar...).
5-O PPD/PSD ganha as eleições e forma governo. O primeiro-ministro Durão Barroso entrega em Bruxelles o dossier Novo Aeroporto Internacional de Lisboa, com localização...OTA! Para este dossier foi pedido celeridade máxima, tendo em vista a importãncia estratégica do equipamento!
6-Durão Barroso vai embora para a Presidência da UE e deixa o governo entregue a Santana Lopes...
7- Em 2005 o PS ganha as eleições e o engº José Sócrates mantém a urgência do Novo Aeroporto e mantém a localização: OTA!

Depois, depois, já TODOS sabemos a história.

É óbvio que, qundo em 1995/96 o engº Guterres decide a localização da OTA, teve de criar constrangimentos na "região" de modo a garantir a exequibilidade da construção do dito equipamento...constrangimentos que se mantiveram nos governos de Durão Barroso, de Santana Lopes e de José Sócrates: contas feitas, mais ou menos, durante dez anos!

Onde é que JPP vê a "teimosia" deste governo como responsável do que quer que seja em relação a este dossier?!

Quando lhe foge o pé para a chinela militante, oposicionista, demolidora, desgastante, ele é o diabo, em figura de gente!


JA

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