segunda-feira, maio 19, 2008

Ainda a carta apócrifa do Vice Almirante Rosa Coutinho

Depois de leitura de obra de referência sobre História Contemporânea de Portugal (Circulo dos Leitores), mas datada, de Medeiros Ferreira, tinha afirmado que, o Vice Almirante Rosa Coutinho NUNCA tinha sido Alto Comissário em Angola.

ERRADO!

De facto, creio que com data de 27 de Novembro de 1974, em diploma legal da Presidência da República, assinado pelo General Costa Gomes, era criado para Angola um Governo Provisório, com competências definidas e integrando a figura do seu mais alto responsável, em representação de Portugal: Alto Comissário. E nomeava-se, logo no mesmo diploma, o Vice Almirante Rosa Coutinho para ocupar tal cargo - mudando-se de Presidente da Junta Governativa para o nóvel cargo então criado.

O Vice Almirante Rosa Coutinho era, pois, Alto Comissário do Governo Provisório de Angola à data da carta apócrifa (22 de Dezembro de 1974). Foi-o durante pouco tempo:dois meses. Mas, o que é facto - é que o foi!

Aqui fica a correcção e o meu pedido de desculpas a TODOS quantos "acusei" de não terem feito os trabalhos de casa (no rol dos quais me incluia)e, nomeadamente, ao jornalista Joaquim Vieira, Provedor dos leitores do Público a quem dirigi o reparo e que, amavelmente, o publicou no blog do Provedor.

Um agradecimento ao Augusto de Sousa que, delicadamente, me forneceu a informação e me permitiu a correcção.

José Albergaria

Sem comentários: