sexta-feira, abril 11, 2008

Os 10 Mandamentos...hebraicos, II.

Continuemos, pois,a "publicação" dos 10 Mandamentos, não os canónicos, mas os fundadores, fonte viçosa, em meu entender, de utilidade maior para os nossos dias e pedra angular para a "refundação" urgente da corrente cristica e salvifica que se transmutou, sobranceiramente em religião de estado e, ainda, CATÒLICA!

Tinhamos parado no 4.º.

Retomemos, então, a partir do 5.º.

"5- Honra o teu pai e a tua mãe, de modo que os teus dias se prolonguem sobre a terra que YHVH, teu Deus, te deu.

6- Não assassinarás [ou cometer homicídio, em hebraico lo tir cá.vit].

7- Não cometerás adultério [em hebraico lo tin-àf]

8- Não furtarás.

9 Não levantarás falso testemunho contra o teu próximo.

10 - Não cobiçarás [em hebraico, lo thahh.módh] a casa do próximo, nem a mulher do teu próximo, nem o seu escravo, nem a sua escrava, nem o seu touro, nem o seu jumento, nem qualquer coisa que pertença ao teu próximo..."

Fim de edição.

Um nota singular: os 10 Mandamentos, recebidos por Moisés, foram entregues no Monte Sinai ao povo hebreu, às tribos d'Israel, por Du's, através de Moshé, mas separadamente do restante da TORÁ (ensinamentos).

Em hebraico, o número de letras dos 10 Mandamentos (os originais) é igual a 613, igualando o número de ensinamentos da TORÁ e, somados entre si, 6+3+1=10!

Quem se interesse pela numerologia e pela simbólica dos números...tem aqui um imenso campo de especulação e de interpelações!

Os 10 Mandamentos estruturam-se e dividem-se em versículos. Flávio Josefo, o grande historiador do Povo Judeu, é o primeiro a dividir, a arrumar os versículos e, de certo modo, é o "inventor" do Decálogo Biblico. A sua proposta vai ser "revista" por outros, nomeadamente pelo futuro doutor da Igreja Cristica: Santo Agostinho. É esta divisão que há-de ser "canonizada" e presidirá, depois, à criação da vulgata católica, que, muitos de nós, aprendemos na "catequese"!

J.A.

Sem comentários: