domingo, abril 27, 2008

Da teologia e da laicidade

O frade dominicano, Bento Domingues, demolidor, afirmou sem tibiezas, ou sofismas enganadores (vidé Público de 27 de Abril p.p.):

"O culto da personalidade vive dessa preguiça. Ainda há bem poucos anos, era inimaginável um Papa melhor do que João Paulo II. Qualquer discordância era vista como uma infidelidade à igreja. Neste momento, não se perde nenhuma ocasião para exaltar o Papa teólogo e receber, como palavra divina, tudo quanto sai da sua boca ou da sua pena. Já não é suficiente que seja um bom teólogo, com uma boa carreira académica, entre muitos outros teólogos e académicos de várias correntes. A propaganda tenta fazer dele o teólogo, o único, no meio do deserto."

Como se percebe, Frei Domingues está a falar de Ratzinger, o cardeal, agora Bispo de Roma, o que gosta pouco de falar da sua juventude e do convivio de então com as hordas hitlerianas...

Mas é neste caldo que medram os totalitarismos e as suficiências das infalibilidades; é neste caldo que nascem as aberrações históricas associadas á Igreja Católica (universal!...) e ao Comunismo (também unversal!...) e a outras agremiações com a mesma tentação visionária...

Ainda nesta edição do Público, Faranaz Keshavjee, investigadora de estudos islâmicos, insurge-se, e bem, contra a decisão do Bispo de Cantuária ao permitir que os muçulmanos adoptem a sharia em países ocidentais "principalmente, porque, na eventualidade de haver várias doutrinas de aplicação da din e da dunya, é preciso, antes do mais, que os muçulmanos integrem a laicidade, partilhando e construindo sociedades de bem-estar e de prosperidade, partindo exactamente de valores religiosos que fundaram a sua própria fé, e que podem ser partilhados por outros grupos na sociedade."

Touché.

Este artigo, em minha opinião, é de leitura obrigatória para se considerar que é possível um pensamento plural do Islão e do Corão, mas...somente em sociedades ocidentais.

Nunca tal seria possível e/ou aceitável em países muçulmanos, penso eu e, muito menos, um aggiornamento da religião de Alá.

JA

Sem comentários: